Agrícola
SeguroCorporativo
A contratação do seguro agrícola pode diminuir perdas e prejuízos provocados por fenômenos climáticos, uma vez que traz a possibilidade do produtor recuperar o capital investido na lavoura.
No geral, eles são fornecidos por seguradoras e o governo federal. O objetivo é resguardar o produtor dos prejuízos gerados nas culturas por conta de:
Chuvas excessivas;
Incêndio;
Queda de raio;
Tromba d’água;
Ventos fortes;
Ventos frios;
Granizo;
Seca;
Geada;
Variações excessivas de temperatura.
Claro, que o tipo de cobertura pode variar de empresa para empresa. No entanto, a grande parte, visa proteger a propriedade rural dos prejuízos causados por fatores climáticos que comprometem a produtividade como um todo.
Quais são os seus benefícios?
Em síntese, o seguro agrícola garante a recuperação do valor investido na lavoura, contribuindo assim, para a continuidade da produção agrícola.
Nesse sentido, ele beneficia o produtor rural nos seguintes aspectos:
Garante uma renda razoável até a próxima colheita;
Protege o agricultor contra eventuais perdas na lavoura;
Dá a oportunidade do produtor se recuperar diante dos prejuízos causados por alterações climáticas.
Como ele funciona?
O seguro agrícola traz a possibilidade do produtor rural recuperar o capital investido na lavoura perante a perda da produção seja por conta de uma chuva forte, período prolongado de seca, entre outros.
Contudo, ao contratá-lo, o agricultor se resguarda das perdas causadas por fenômenos adversos da natureza, de acordo com o limite máximo de indenização firmado no contrato. Dessa forma, o prejuízo pode ser evitado ou, no mínimo, reduzido.
Dentre as modalidades que eles atuam, pode-se encontrar:
Grãos: protege as culturas de grãos em geral.
Pomar: garante a proteção de frutas como ameixa, pêssego e uva contra danos causados por granizo e etc.
Horta: protege o tomate, pimentão, cebola e outras hortaliças de danos climáticos.
Tipos de Seguros
Em resumo, as seguradoras podem oferecer 3 tipos de seguros:
Custeio: quando o seguro contratado cobre os custos de produção da cultura. Logo, fornece uma cobertura do que foi investido na safra. (Representa cerca de 30% das apólices no país).
Produtividade: assegura os custos de produção e a expectativa de produtividade. Com base nisso, considera o histórico do produtor, da região e o nível tecnológico da propriedade. (Responde por 69% das contratações).
Receita: além de garantir os custos de produção e a expectativa de produtividade, cobre a variação de preço do produto no período segurado — pagando ao produtor o valor atual de mercado. (Representa 1% das apólices).